Na manhã desta sexta-feira, 29 de agosto, a Prefeitura de Itapecerica da Serra proporcionou aos bolsistas do Programa Emergencial de Trabalho e Cidadania – Frente de Trabalho, uma importante palestra sobre Riscos Elétricos. Ministrada pelo eletricista Julio Cesar Teixeira, da Enel São Paulo, o encontro aconteceu na Praça dos Esportes e da Cultura (PEC da Secretaria de Cultura), no Jardim Paraíso, reunindo integrantes do programa.
Promovida pela Secretaria de Administração, através da Comissão PETEC e da Divisão de Treinamento e Capacitação, a palestra abordou os principais perigos relacionados à eletricidade, tanto em ambientes externos quanto dentro das residências. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção de acidentes e segurança no ambiente de trabalho.
Durante a apresentação, foram destacados pontos essenciais, como os riscos de fios elétricos expostos, o uso inadequado de extensões e benjamins, além de práticas comuns que podem levar a curto-circuitos e incêndios, como carregar celulares de forma insegura ou fazer emendas de fios em eletrodomésticos. Casos reais também foram trazidos à discussão, os relatos reforçaram a necessidade de atenção e conhecimento sobre como agir em situações de risco.
Ao final da palestra, os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado coletivo. Segundo Julio Cesar e o também especialista Denilson, ações educativas como essa são fundamentais para reduzir o número de acidentes.
O Programa Emergencial de Trabalho e Cidadania – Frente de Trabalho é uma iniciativa da Prefeitura de Itapecerica da Serra – através da Secretaria Municipal de Administração, oferece bolsas temporárias para moradores em situação de vulnerabilidade, aliando capacitação profissional com atividades de interesse público. Entre os serviços executados pelos participantes da Frente de Trabalho estão a limpeza e manutenção de logradouros públicos, praças, escolas e prédios da municipalidade; além de jardinagem, pequenos reparos e pintura.
A partir de setembro serão realizadas oficinas de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, com diversas turmas e horários, cada uma com até 40 alunos, assim a Prefeitura reforça seu compromisso com a capacitação e valorização dos cidadãos, promovendo oportunidades que unem formação e cidadania.






































