A Caravana da Mulher – 2° Seminário de Capacitação de Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero lotou o Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra nesta quinta-feira, 25 de setembro.
Realizado pelo Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) e pela Rede Nacional de Consórcios Públicos, o evento teve uma série de palestras e painéis de debates com o objetivo de construir um ambiente mais igualitário, com a proteção das vítimas de violência doméstica por meio de agentes públicos zelosos no cumprimento de seus deveres.
“Este é um momento de extrema importância para nossa região. Vamos nos capacitar para cuidar melhor das mulheres. A atividade de hoje vai refletir diretamente na vida de muitas famílias”, discursou o prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Ramon Corsini, vice-presidente do Conisud.
Também participaram do seminário o prefeito de São Lourenço da Serra, Felipe Seme Amed (presidente do Conisud); deputada federal Ely Santos; anfitriã AnaliCorsini, primeira-dama de Itapecerica da Serra e Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho; Dr Vitor Borges, Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos; assessora da deputada estadual Analice Fernandes Sra Alice Rainha; Neudir Sudatti, Presidente do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra; entre outras autoridades.
Após abertura com emocionante apresentação do Coral ETI Ana Mafalda, o prefeito Felipe destacou a relevância do seminário, enquanto Vitor Borges explicou a necessidade de fortalecer as atividades de combate à violência de gênero por todo o país.
Após abertura com emocionante apresentação do Coral ETI Ana Mafalda, o prefeito Felipe destacou a relevância deste Seminário de Rede, enquanto Dr. Vitor Borges explicou a necessidade de fortalecer as atividades de combate à violência de gênero por todo o país.
“Aproveito este momento para reforçar nosso compromisso em dizer ‘Não’ à violência contra a mulher. O meu desejo é que juntos construamos um futuro em que nenhuma mulher mais precise pedir socorro”, destacou Anali Corsini após formação da mesa, que contou ainda com a presença da Coordenadora da Comissão de Políticas Publicas para Mulheres do Conisud, Ângela Maluf, e a palestrante Dr. Rosmary Correa, a primeira delegada mulher do Mundo, que recebeu homenagens pelos 40 anos da primeira delegacia da Mulher.
Ao longo de todo o dia, os participantes tiveram momentos de aprendizado, troca e inspiração. Dentro do cronograma foram apresentadas as equipes das Guardiãs Maria da Penha dos municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes e Taboão da Serra. Em seguida, foram abertas as discussões dos painéis.
Os temas abordados foram: Masculinidade e Violência – Prevenção e Agressão (professor de filosofia Sergio Barbosa); Desigualdade de Gênero Formas de Violência e Medidas Protetivas (Raime Paixão – Coordenadora da Escola Preta, idealizadora do Coletivo Dolores, escritora, poeta); Mulher Idosa e com Deficiência, Violência Familiar e Violência Vicária (advogadas Dra. Maria Amélia Alencar, Promotora Dra. Maria Carolina da Rocha Medrado e Dra. Ana Bernal); Empreendedorismo, Autonomia e Mercado de Trabalho Diversidade, Etarismo Feminino, Aposentadoria, Mães Atípicas (turismóloga Camila Sebrae e advogada Dra. Thalia Cristina Nogueira Luz); Conscientização da Violência Contra as Mães Atípicas (psicanalista Dra. Rita Kuester e advogada Dra. Andressa Luchiari).
Os debates trouxeram um intercâmbio de informações importantes para a criação do compromisso contínuo, com abordagem multifacetada e colaboração de todos os setores, para construção de um futuro onde lares e comunidades sejam espaços de segurança, respeito e igualdade.
O 2° Seminário de Capacitação para o Enfrentamento à Violência Doméstica foi abrilhantado por apresentação de dança e capoterapia com a Profª Nice e Profº Joca do Grupo 60+.
O evento contou com parceria com o Ministério Público de São Paulo e Prefeitura de Itapecerica da Serra, apoio das OABs da região, Secretarias da Mulher e Conselhos da Mulher dos municípios consorciados, parceiros Inoar, Anhembi, Mary Kay, Sessão de Massoterapia e Auriculoterapia, Woman Free, além de apoio do SEBRAE, grupo Mulheres do Brasil e das voluntárias da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Conisud dos municípios de Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.
A Caravana entregou ao Dr. Vitor Borges a Carta com as solicitações apresentadas pelos municípios com prioridades para a garantia de defesa das mulheres como IML 24h com local separado para o atendimento das mulheres vítimas de violência, solicitação de prioridade nos atendimentos na Defensoria Pública, dentre muitas questões deficitárias encontradas diariamente.
































































































































































