Moradores que precisam solicitar benefícios sociais poderão utilizar computadores com acesso a internet em três polos e com contarão com ajuda de monitores
Por Vera Sampaio
A nova gestão da Prefeitura de Taboão da Serra criou um novo serviço para os cidadãos: o Acesso Digital. O Acesso Digital é um programa de inclusão digital, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e tem como objetivo disponibilizar computadores com acesso à internet para que os moradores utilizem os equipamentos para garantir direitos sociais. O Acesso Digital conta com três unidades: uma no Centro de Convivência do Idoso do Jardim Maria Rosa (CCI Maria Rosa); uma no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila Indiana; e outra no CRAS Pirajussara.
Na última quarta-feira, 23/06, o prefeito Aprígio, acompanhado do secretário de Assistência Wagner Eckstein, visitou as instalações da Unidade I, no Jardim Maria Rosa. “O Acesso Digital é um programa de inclusão para os moradores que não tem o acesso à rede de internet ou que não sabem utilizar o equipamento. Com profissionais capacitados, os moradores receberão auxílio para diversos serviços online, como seguro-desemprego, aposentadoria e muito mais. Vamos juntos caminhar para uma Taboão digital e inteligente”, afirmou Aprígio.
O secretário Wagner Eckstein destacou que o serviço surgiu por sugestão das equipes. “Neste período de pandemia, muitas famílias procuraram os CRAS para pedir ajuda por não conseguirem se cadastrar em benefícios, como o auxílio-emergencial. Muitos não tinham computador ou smartphone, quanto tinham não possuíam internet ou dados suficientes e há ainda aqueles que não sabem como se inscrever. Então, em reunião com nossas equipes decidimos lançar este novo serviço para que os moradores consigam acessar seus direitos, com o auxílio de monitores”, explicou.
Funcionamento
O Acesso Digital funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o atendimento é por ordem de chegada e segue todos os protocolos de prevenção à Covid-19. No primeiro atendimento é necessário realizar um cadastro, nos demais dias basta apresentar documento oficial com foto. O acesso aos computadores com internet é livre e a sessão de atendimento poderá ser de 30 a 60 minutos. Ao final da sessão o usuário pode utilizar novamente o computador, desde que não tenha ninguém aguardando para usar. Além disso, não há limites de acessos por dia.
Cadastro
Para se cadastrar, compareça em uma das três unidades do Acesso Digital munido de comprovante de endereço, CPF e documento de identificação com foto. Quem tem entre 14 e 17 anos só poderá se cadastrar mediante autorização expressa do responsável legal. A autorização de cadastramento poderá ser retirada na própria unidade. Depois de preenchida e assinada pelo responsável, é necessário apresentar documentos originais tanto da pessoa que quer se cadastrar, quanto do responsável. Menores de 14 anos só poderão usar os computadores acompanhado do responsável.
Confira alguns serviços que poderão ser acessados através do Acesso Digital:
- Auxílio/instrução no requerimento, acompanhamento e/ou contestação de negativa dos – Benefícios previdenciários:
- Seguro desemprego
- Salário Maternidade para contribuinte individual ou facultativo
- Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio doença)
- Aposentadoria programada
- Pensão por morte
- Emissão do CNIS
- Auxílio-reclusão
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Emissão da segunda via de conta de energia elétrica
- Tarifa Social da Sabesp
- Emissão da segunda via de conta de água
- Contestação de cobrança abusiva de água ou energia elétrica
- Solicitação do bilhete único do estudante
- Emissão da Identidade Jovem – ID Jovem
- Agendamento de atendimento nos serviços públicos, municipal, estadual e/ou Federal, através da internet ou telefone
- Xerox, impressão e/ou scaner de documentos e currículo
- Instrução de uso dos recursos tecnológicos
- Orientação social dos direitos, serviços e benefícios sociais
- Benefício de Prestação Continuada
- Auxílio Emergencial 2021
Serviço:
Acesso Digital
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Unidade I – CCI Maria Rosa
Av. Doutor José Maciel, 708 – Jardim Maria Rosa
Unidade II – CRAS Pirajussara
Rua Jurandir Cabelho, 452 – Parque Jacarandá
Unidade III – CRAS Vila Indiana
Rua Brasilina Beu, 55 – Vila Indiana
FOTO 01 – Prefeito Aprígio e os secretário Wagner Eckstein e Olívio Nóbrega participaram de capacitação com servidores da Assistência e depois visitaram instalações do Acesso Digital. (CRÉDITO: IAN DE FREITAS)
FOTO 02 – Acesso Digital auxiliará na inclusão digital para que pessoas com baixa renda consigam solicitar benefícios e direitos sociais. (CRÉDITO: IAN DE FREITAS)
BANNER – Acesso Digital auxiliará na inclusão digital para que pessoas com baixa renda consigam solicitar benefícios e direitos sociais. (CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/PMTS)