Os moradores do Jardim Sampaio participaram de uma reunião nessa quinta-feira, 28 de julho, no Auditório da Prefeitura para apresentação do projeto sustentável de construção do Centro Cultural de Integração Social do bairro.
29/07/2022 às 13h33
No evento, Lúcio Ventania, diretor do Centro de Referência do Bambu (Cerbambu), em Minas Gerais, fez sua explanação. Falou um pouco de sua trajetória, a história de utilização e peculiaridades do bambu e sobre a capacitação da comunidade sobre a técnica da bioconstrução. Como resultado, haverá o projeto sustentável de construção do Centro Cultural de Integração Social do Jardim Sampaio, que futuramente, será expandido a outros bairros de Itapecerica da Serra.
O prefeito Dr. Francisco Nakano participou do evento, assim como o vice-prefeito, Rafael de Oliveira; secretários: Romeu Nicolatti Tavares (Cultura, Governo, Ciência e Tecnologia) e Gilberto Pascom Júnior (Obras e Serviços), além dos vereadores Gilberto “Giba” e Val Santos (presidente da Câmara).
O prefeito Dr. Nakano afirmou que, “esse projeto diferenciado irá estimular o emprego e a economia local, e será um ponto turístico e um exemplo a ser seguido na região.”
De acordo com Ventania, a Unasp disponibilizará todo o departamento de Engenharia e Arquitetura para participar desta concepção arquitetônica, onde a comunidade do Jardim Sampaio assinará junto o projeto.
Segundo Gilberto Pascom, “a proposta é envolver a população e proporcionar treinamento dos moradores que quiserem participar da execução do Centro Cultural.”
O Centro Cultural será referência nacional no modelo de construção e a capacitação dos interessados envolverá: colheita, tratamentos, encaixes, amarrações e tudo mais para começar a produzir peças de bambu.
Romeu Nicolatti informou que já existem quatro espaços culturais no município, mas que este será diferente, desde a sua construção artística, inclusiva, ecológica e sustentável.
Neste sábado, 30 de julho, Lúcio Ventania fará uma apresentação, às 10 horas, no Espaço Cultural do Jardim Jacira, onde apresentará seus trabalhos aos moradores do bairro.