Em reunião realizada na sexta-feira, 7 de janeiro, o Comitê de Crise de enfrentamento a Covid e Influenza de Itapecerica da Serra, formado por técnicos da Autarquia Municipal de Saúde, deliberou novas medidas de prevenção ao contágio das doenças.
A decisão foi tomada com base na análise dos dados da pandemia, que indicaram alta nos atendimentos e no número de casos das doenças na cidade. Graças ao avanço da aplicação das vacinas, o número de mortes causadas pela Covid caiu no município.
Em vídeo institucional divulgado pelas redes sociais, os doutores Flávio Augusto Bergamaschi, superintendente da Autarquia de Saúde, e Milton Parron Junior, coordenador da Vigilância Epidemiológica, informaram sobre a superlotação nas Unidades de Saúde do município, e recomendaram que a população continuasse com a higienização das mãos, uso das máscaras e evite aglomerações.
O vídeo informa ainda sobre a campanha contra a gripe, realizada pela Autarquia de Saúde no período de abril a agosto de 2021. Relata também que o Ministério da Saúde distribuirá a vacina contra a nova cepa da H3N2, em meados de março ou abril de 2022.
Com isso, todos do comitê de crise concordaram e então o Prefeito Municipal Dr. Francisco Nakano formalizou o cancelamento dos eventos do carnaval, sendo que nos próximos dias será editado um Decreto Municipal.
A medida visa evitar a disseminação da Covid-19 e da Síndrome Gripal na cidade e leva em consideração os índices epidemiológicos que apontam um grande aumento de casos nos últimos dias.
Além disso, a Autarquia Municipal de Saúde tomará outras medidas para evitar uma sobrecarga do sistema de saúde do município, como a contratação de mais profissionais de Saúde para o Centro de Atendimento a Pacientes com Síndrome Gripal, e prontos-socorros, intensificação das campanhas de conscientização de prevenção e estímulo à vacinação.
Estiveram presentes o Prefeito Dr. Francisco Nakano; o presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, vereador Val Santos e o secretário de Cultura e Governo Romeu Nocolatti Tavares, além da equipe multiprofissional que compõe o “Comitê de Crise.”