O Conselho Municipal da Mulher realizou um Curso de Capacitação para as integrantes, GCMs, servidores municipais e convidados.
Realizada entre os dias 18 e 20 de abril no Auditório do Complexo Administrativo, a formação continuada teve como tema: “A Nova Conselheira do Século XXl”.
O palestrante convidado foi Carlos Nascimento; empresário, radialista, escritor, pesquisador, executivo, gestor público, trainer comportamental; Especialista em Desenvolvimento Humano Construtivista e Mestre em Mediação e Resolutividade de Conflitos.
Nascimento afirmou que a crise de liderança é a que gera todas as demais crises, e o propósito da palestra é criar um líder cidadão com funcionalidade lógica e neurológica. Só existe crise onde não há um líder. Usando a frase: “Quem aprende a ler, quanto mais lê, melhor leitor será”, o palestrante preza pela busca do sucesso e engajamento para dominar a liderança.
Todo o trabalho obedece aos preceitos da evolução humana através da neurociência comportamental, das metodologias ativas, processos dialógicos construtivistas, alinhados então, à técnica da educação de adultos, atendendo às necessidades do aprendizado, mas cuidando para que todas as participantes estejam no mesmo nível de participação, aprendizado e evolução do conteúdo ministrado.
PROPOSTA SOLICITADA PELO CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER DE ITAPECERICA DA SERRA AO PALESTRANTE:
- Formação Cidadã, Direitos Humanos e Funcionalidade dos Conselhos de Direitos.
- Análise dos dados circunstanciais sobre a violência contra a mulher no município de Itapecerica da Serra. Planejamento Estratégico de um Plano de Ação para o Conselho.
- O que é, como construir e efetivar um Plano Estratégico de um Plano de Ação para o Conselho;
- Formação de Lideranças para as Conselheiras – Comunicação não Violenta – Micros Violações – Mediação de Conflitos – Humanização nas Relações – Gestão da Inteligência Emocional.
- Desenvolver grupo de Conselheiras Municipais, aproximando suas percepções e práticas de lideranças, planejamento e gestão junto aos temas específicos mapeados pelo Conselho, tais como Violência, saúde, autodeterminação, etc.
Itapecerica da Serra aderiu à propositura de fortalecer o Conselho Municipal da Mulher, com o objetivo de consolidar a política pública em prol das mulheres, articulando e integralizando representantes de vários setores governamentais e não governamentais, além da presença de especialistas parceiros, colocando-se à disposição para trabalhar na reflexão conjunta e na formação das ações que se fizerem necessárias para a boa gestão e defesa dos direitos humanos das mulheres de Itapecerica da Serra.
Presente à capacitação, a secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Tiemi Nakano afirmou que “essa capacitação é importante, para a promoção da igualdade de oportunidades e de direitos, e o combate a todas as formas de discriminação. As conselheiras estarão aptas a estimular, apoiar e desenvolver estudos, pesquisas e debates sobre identidade de gênero e raça; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de discriminação e violência contra mulheres; além de apoiar movimentos sociais em favor das mulheres”.