Em Reunião Extraordinária, a Secretaria de Saúde prestou esclarecimentos sobre despesas e investimentos feitos nos primeiros quatro meses do ano

Por Vera Sampaio

O Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra realizou nesta quarta-feira, 02/06, uma Reunião Extraordinária para esclarecimento sobre a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021 da Secretaria de Saúde. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o encontro ocorreu no Centro de Convivência e Cultura (CECO) do Parque das Hortênsias e reuniu 19 participantes.

À ocasião, os conselheiros municipais puderam tirar dúvidas sobre o orçamento, despesas e investimentos feitos pela Prefeitura nos meses de janeiro a abril deste ano na área da Saúde. Também foi possível obter esclarecimentos sobre as despesas relativas à Covid-19, número de atendimentos de Atenção Básica e de Especialidades, ações e atividades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dentre outros assuntos.

Os esclarecimentos foram prestados pelo contador Luiz Antonio da Silva e pelo odontólogo Fausto Souza Martino, ambos da Unidade de Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde, além da coordenadora do CCZ Andreza dos Santos. O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa também participou da reunião.

Ao lado da 1ª Secretária Arlete Matos dos Santos Ribeiro e do 2º Secretário Edson Jerônimo de Souza, o presidente Ledivan Lopes Seabra destacou o papel no Conselho no acompanhamento das ações da Secretaria de Saúde. “O Conselho Municipal, às vezes, parece uma zona de conflito, mas na verdade é para discutir as ações e atividades realizadas pela Secretaria de Saúde. Acompanhamos e fiscalizamos o que está sendo feito e como o dinheiro público está sendo utilizado, além de cobrar a prefeitura para que atenda toda a população com qualidade”, explicou o presidente.

As reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde são mensais e abertas ao público. O próximo encontro está agendado para o dia 30/06, às 14h, no Parque das Hortênsias. 

FOTO – Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde ocorreu na quarta-feira, 02/06. (CRÉDITO: PETTERSON COSTAS)