Na segunda-feira, 24 de novembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Itapecerica da Serra se reuniu em encontro na Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, para tratar de pautas centrais para a proteção e bem-estar da população idosa do município.
Durante a sessão, os conselheiros discutiram os casos atualmente sob responsabilidade do conselho e discutiram o acompanhamento de situações que demandam intervenção. Também deliberaram sobre a realização de novas visitas do conselho às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com o objetivo de reforçar a fiscalização e garantir que as casas de acolhimento cumpram normas de cuidado, segurança e dignidade.
Além disso, o colegiado planejou a articulação de propostas para aprimorar o fluxo de atendimento a denúncias, buscando tornar mais ágil e eficaz o atendimento sempre que chegar uma queixa sobre violações de direitos.
O CMDPI é um órgão colegiado e de caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador, responsável por formular, coordenar, supervisionar e avaliar a política social dirigida às pessoas idosas no município, especialmente por meio do acompanhamento das ILPIs.
A importância do conselho é grande, uma vez que é um canal institucional para que a sociedade civil e o poder público atuem juntos na proteção dos direitos da pessoa idosa, além de garantir transparência e controle social nas políticas de assistência e acolhimento.
A Secretaria responsável pelas ações do Conselho é a Secretaria de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, comandada pela secretária Anali Jacob Corsini. O presidente do CMDPI é Francisco Thiago Campos Lima, conforme regimento do conselho.













