Na última quarta-feira, 13 de setembro, a Defesa Civil demonstrou sua prontidão e eficácia ao enfrentar desafiadores incêndios em mata que atingiu múltiplos pontos na cidade.
Os endereços afetados incluíam a Estrada dos Francos, a Estrada da Represinha, a Rua Agenor Viana e a Estrada Fábio Pires Cintra. O rápido e coordenado trabalho das equipes da Defesa Civil resultou na contenção das chamas e na proteção de vidas e propriedades.
Durante o período da tarde e início da noite, o incêndio começou a se alastrar em diversas áreas, levantando preocupações quanto a seu potencial escalado. O clima seco e ventos fortes tornaram a tarefa de combate ao fogo ainda mais desafiadora. No entanto, a Defesa Civil agiu com determinação e rapidez.
As equipes de combate a incêndios da Defesa Civil, responderam prontamente aos chamados de emergência e mobilizaram recursos para as áreas afetadas. Os esforços foram concentrados em conter as chamas e criar barreiras para evitar que o incêndio se alastrasse ainda mais.
Além disso, a Defesa Civil trabalhou em conjunto com a equipe do Almoxarifado Central para ações em áreas de risco. A segurança da comunidade foi a principal prioridade durante toda a operação.
As causas do incêndio ainda estão sob investigação, mas as autoridades alertam para a importância da conscientização sobre os riscos de incêndios florestais, especialmente em períodos de seca.
O secretário municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade, Josiel de Almeida Silva, expressou sua gratidão às equipes da Defesa Civil e a todos os envolvidos na operação de combate ao fogo, o diretor do Almoxarifado Central senhor Claudio e ao servidor Leonardo, no apoio com o caminhão Pipa, enfatizando o valor do trabalho em equipe e a importância de estar preparado para enfrentar situações de emergência.
“Este episódio recente demonstra a importância de investir em recursos e treinamento para a Defesa Civil, bem como na conscientização da comunidade sobre prevenção de fogo em mata. A resposta eficaz e coordenada das autoridades salvou vidas e propriedades, lembrando a todos nós da importância vital da prontidão em situações de crise”, disse o secretário.