O tradicional Dia do Campo Limpo, dedicado ao descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas, foi realizado no último dia 12 de agosto, no Sítio Hidropônico Miyayaciki, na cidade de Embu-Guaçu, espaço oferecido pelo agricultor Eduardo Miyayaciki
A iniciativa faz parte do programa de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, criado pelo INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que tem apoio da ADIAESP – Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo, APRIS – Associação dos Produtores Rurais da Região Sudoeste e Adubos Real, que patrocinou o transporte até o local.
A participação coletiva dos produtores tem a finalidade da redução de custos ao evitar o deslocamento de cada produtor individualmente até a base de recebimento. A ação contou com a adesão dos agricultores da região, orientados pela APRIS, que apontou o processo de recolhimento das embalagens vazias dos defensivos, aplicados nos cultivos e o encaminhamento até Adiaesp, em Piedade–SP, local de recebimento mais próximo.
A ação visa cumprir a legislação dos agrotóxicos e, de maneira correta, evitar a contaminação ambiental. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra marcou presença na ação, enalteceu a responsabilidade dos agricultores locais e parabenizou a todos pelo evento.

















































