Nessa terça-feira (29) ocorreu o já tradicional dia do campo limpo, data em que os agricultores da região devolvem suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Com apoio das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente dos municípios de Itapecerica da Serra e Embu Guaçu, e da Empresa Yoshida e Hirata – Insumos Agrícolas de Mogi das Cruzes, e do Sr. Eduardo T. Miyayaciki, que ofereceu o espaço, em sua propriedade, para esta logística.
A iniciativa faz parte do programa de logística reversa das embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, criado pelo INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.
A ação contou com a adesão dos agricultores das cidades da região, de Técnicos e Engenheiros Agrônomos das Prefeituras, que acompanharam o processo de recolhimento das embalagens utilizadas pelos produtores rurais e o descarte de maneira correta para evitar a contaminação ambiental.
A participação coletiva dos produtores colabora com a redução de custos de devolução individual das embalagens, e conta com a parceria da ADIAESP – Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas, e da APRIS – Associação dos Produtores Rurais da Região Sudoeste.