Nesta quarta-feira, 03 de maio, é comemorado no Brasil o Dia do Solo e o Dia do Pau-Brasil.
Solo
De extrema importância para os seres vivos deste planeta, o solo desempenha o papel fundamental no desenvolvimento de praticamente todas as atividades humanas. Sua função não está restrita apenas no cultivo de culturas ou atividades econômicas, mas para além dessas funções, o solo também é um importante armazenador de água pois é por meio dele que ocorre o processo de infiltração e, consequentemente, o abastecimento dos lençóis freáticos, dos aquíferos e o surgimento de nascentes.
Pau-Brasil
O pau-brasil cujo nome cientifico é Caesalpinia echinata foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional em 1978, através da Lei 6.607, esta espécie nativa das florestas tropicais brasileira é um marco para a história do país.
A espécie foi a primeira madeira a ser considerada de lei no Brasil como uma tentativa de impedir que ela fosse contrabandeada por navios espanhóis, franceses e ingleses que aportavam na costa do país durante o período de colonização porém, era intensamente explorada pelos portugueses já que sua madeira era considerada nobre e era usada para produzir um corante valioso no mercado europeu.
Em 2004 essa espécie entrou oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção. Hoje o pau-brasil é protegido por lei e não pode ser cortada para fins de florestas comerciais.
Esta data é um símbolo e chama atenção para a preservação ressaltando as pautas ambientais com trabalhos e ações de pesquisas relacionadas à conservação do solo e do pau-brasil.