Doria disse que tem a intenção de suspender a determinação que colocou o Estado na fase vermelha aos fins de semana e noites; SP ultrapassa 53 mil mortes

EDUARDO TOLEDO

Padaria La Ville, no centro de Taboão da Serra, é a mais tradicional de toda a região

Bruno Hoffmann, da Gazeta de S. Paulo

O governador João Doria (PSDB) tem a intenção de anunciar na próxima quarta-feira (3) a suspensão da medida que colocou o estado de São Paulo inteiro na fase vermelha do Plano São Paulo aos fins de semana e no período noturno. De acordo com o tucano, a decisão passará a valer já no próximo sábado (6) se os índices de internação e mortes por Covid-19 permanecerem estabilizados no Estado.

Com isso, setores como bares e restaurantes poderão ter mais flexibilidade para funcionarem no Estado à noite e aos fins de semana. Pela regra atual, esses estabelecimentos só podem abrir para entrega em domicílio nesses períodos.

“Caso esse cenário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira vamos anunciar medidas de suspensão das medidas impostas pelo Plano São Paulo relativas aos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings, bares e restaurantes, inclusive aos fins de semana”, disse o governador durante entrevista coletiva na tarde desta segunda.

As hospitalizações e os óbitos por Covid-19 tiveram queda nas últimas duas semanas, o que motivou Doria a fazer o anúncio, mas seguem superiores aos registrados entre setembro e dezembro de 2020.

Nesta segunda, o estado de São Paulo registrou 53.090 mortes e 1.779.722 casos confirmados do novo coronavírus. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 67,9% na Grande São Paulo e 68,5% no Estado. O número de pacientes internados é de 12.756, sendo 6.884 em enfermaria e 5.872 em unidades de terapia intensiva.