A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, reforça a importância da obtenção da carteirinha para atendimento às demandas dos autistas.

Solicite gratuitamente a carteirinha no Cadastro Único mais próximo de sua casa.

O que é?

É um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas Áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, mediante a apresentação do documento.

No documento contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Quem pode solicitar?

O responsável legal pelo identificado.

Quais são os documentos necessários?

Documentos necessários conforme Lei Federal de n° 13.977, de 08 de janeiro de 2020 – CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:

RG e CPF do Autista;

RG e CPF do Responsável.

Fotografia recente no formato 3 (três) centímetros (cm) x 4 (quatro) centímetros (cm).

Laudo Médico. O Laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.

Exame de Tipo Sanguíneo

Comprovante de Endereço e número de telefone atualizado.

OBS: Em casos em que a pessoa com transtorno do espectro autista seja imigrante detentor de visto temporário ou de autorização de residência, residente fronteiriço ou solicitante de refúgio, deverá ser apresentada a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), com validade em todo o território nacional. (conforme lei federal 13.977/20)

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, através do CADASTRO ÚNICO, emitirá a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Como solicitar? 

Para solicitar, basta acessar o site da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, clicar em “Secretarias e Autarquias”, Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Serviços, Cadastro Único e Carteira do Autista.

Baixar o Requerimento da Carteira Autista e preencher, após, em posse do requerimento e documentação necessária, dirigir-se ao Cadastro Único.

Serviço:

Cadastro Único – Itapecerica da Serra

cadastrounico@itapecerica.sp.gov.br

Whatsapp: (11) 94011-0064 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas)

Endereços:

– Unidade Central: Rua Treze de Maio, nº 100, Centro – (Prédio do PAT) – (11) 4667-4612.

– Unidade Valo Velho: Estrada dos Coqueiros, nº 09 – Jd. Idemori (Prédio do CRAS Valo Velho) – (11) 4165-1030.

– Unidade Jacira: Estrada Comodoro, nº 200 – Jardim Jacira (Prédio do PAT Jacira) – (11) 4669-4382.