A partir de segunda-feira, 8 de fevereiro, a população a partir de 90 anos irá começar a ser imunizada no município
GUSTAVO MANSUR / PALÁCIO PIRATINI
O município solicitou o total de 180 mil doses para a primeira e para a segunda fase para atender as demandas dos grupos prioritários e, posteriormente de comorbidades
Seguindo o calendário vacinal do governo do estado de São Paulo, na próxima semana começa a vacinação dos idosos contra a covid-19, em Taboão da Serra. De acordo com o Plano Municipal de Imunização, dos 293.652 habitantes, 7%, ou seja, cerca de 20 mil são idosos.
Na segunda-feira, dia 8, pessoas a partir de 90 anos serão vacinadas. Os idosos entre 85 e 89 anos começam a ser imunizados no dia 15 de fevereiro. As demais faixas etárias serão divulgadas quando o município for abastecido com as vacinas.
O município solicitou o total de 180 mil doses para a primeira e para a segunda fase para atender as demandas dos grupos prioritários e, posteriormente de comorbidades, seguindo o calendário vacinal do Estado.
Uma das estratégias adotadas pelo governo municipal para evitar aglomeração no período de vacinação é, além da imunização acontecer nas 13 Unidades Básicas de Saúde, todas terão os horários de atendimento ampliados até às 20h. Vale ressaltar que, entre às 17h e 20h, serão realizadas apenas atividades relacionadas à vacinação dos grupos propostos e prioritários a cada período previsto no cronograma de vacinação.
Nos grupos de maior demanda, está prevista a vacinação em escolas próximas às unidades de saúde. Outra estratégia pertinente que também está contemplada no Plano de Vacinação de Taboão da Serra é a vacinação aos finais de semana quando for necessário para atender a demanda.
Taboão da Serra tem cerca de 300 acamados e a Secretaria de Saúde já iniciou a vacinação através de uma equipe volante.
Vacinômetro
Os munícipes podem realizar o pré-cadastro no ite: https://vacinaja.sp.gov.br/ criado pelo governo do Estado, onde ele pode indicar a unidade mais próxima de sua casa ou fazer o cadastro no dia da vacinação, obedecendo o cronograma dos grupos prioritários.
A ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a Prodesp, permite que qualquer pessoa acompanhe em tempo real o número de vacinados no estado. O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo https://www.saopaulo.sp.gov.br/