Aconteceu na cidade, de 14 a 20 de maio, a FLIS – Feira Literária de Itapecerica da Serra. O evento da Prefeitura realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, no Parque do Povo, atraiu diversas pessoas, movimentou o turismo e a economia.
Cerca de 2.300 pessoas passaram pelo local nas 90 horas de atividades culturais, que contaram com 25 apresentações artísticas, 7 livros lançados, 33 autores e editoras independentes e 5 mesas riquíssimas de debates e conversas sobre essa arte belíssima chamada literatura.
O evento contou com a presença de alunos, professores, famílias, crianças, adultos, jovens e idosos, que passaram momentos agradáveis, cercados de muita literatura, arte e cultura, como já acontece em outras cidades do Brasil e do mundo.
“Tivemos uma semana inesquecível. Muito obrigada a todas as pessoas que se envolveram diretamente na realização desta que é, sem dúvida, a maior feira literária que a cidade já viveu”, declarou a secretária de Cultura, Luciana Castro.
O público teve a oportunidade de conhecer autores e editoras independentes, além de fazer empréstimo de livros da Biblioteca Municipal, ou até mesmo comprar um excelente livro com preço promocional.
Convidado a participar da mesa de abertura da FLIS, o secretário de Educação Márcio Carvalho, ainda fez parte de debates, trazendo o tema “O desenvolvimento da habilidade leitora como preditor da fruição literária”. Em outras palavras, sobre o que vem antes do “gosto pela leitura” e qual o papel da escola nesse processo.
De acordo com o prefeito Dr. Francisco Nakano, a realização da FLIS foi um sucesso de público, além de movimentar a cidade e deixar com uma atmosfera encantadora. “Os amantes da leitura tiveram uma grande oportunidade para adquirir novos livros e incrementar sua biblioteca”, informou o prefeito.