A 12ª edição das Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo, realizada em Campinas entre abril e julho de 2025, contou com a participação de 13 guardas civis municipais (GCMs) de Taboão da Serra, que conquistaram nove medalhas na modalidade Jiu Jitsu — um feito histórico para o município.

A participação dos atletas taboanenses aconteceu em junho, quando eles entraram no tatame representando a corporação e o Sensei Fernando Lelis. “Foram três anos de treinamento intenso para essa competição, que já é uma tradição em Campinas. A dedicação e o empenho dos atletas foram fundamentais para esse resultado, que superou as expectativas. Voltamos com nove medalhas, algo inédito para Taboão e para a Guarda Civil Municipal”, afirmou Fernando Lelis, sensei e GCM Classe 2.

O evento reuniu cerca de 4.500 inscrições e contou com a participação de guardas civis de 73 municípios da Grande São Paulo. Fernando Lelis, que é professor de Jiu Jitsu da Academia Alliance e possui experiência em competições nacionais e internacionais, incluindo um campeonato em Las Vegas, além de títulos brasileiros, mundiais e sul-americanos, destacou o preparo dos atletas: “Foi uma honra transmitir minha experiência e ver o comprometimento deles durante os treinos e na competição”.

O secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra, Luis Peniche, ressaltou os benefícios do esporte para os guardas: “Atuar na linha de frente da segurança pública exige grande controle emocional. A prática do Jiu Jitsu, sob a orientação do professor, traz inúmeros ganhos para o equilíbrio mental e emocional dos nossos guardas. Parabenizo a todos pela conquista”.

Além dos competidores de Jiu Jitsu, outros GCMs participaram de diferentes modalidades da Olimpíada, que contou com 21 esportes entre individuais e coletivos, como corrida, salto em distância, arremesso de peso, mountain bike, beach tennis, vôlei de praia, damas, dominó, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, natação, luta de braço e torneio K9 (cães policiais). Entre eles, os guardas Ordonez (corrida e natação), Leal (corrida), Andreia (tiro) e Johy (judô e natação).

Os atletas que participaram da modalidade Jiu Jitsu foram: Fernando Lélis (90 kg – Faixa Preta), Alves (98 kg – Faixa Roxa), Jonhy (78 kg – Faixa Roxa), Wallace (93 kg – Faixa Azul), Dario (85 kg – Faixa Roxa), Johnny dos Santos (85 a 100 kg – Faixa Branca), Wellington (75 kg – Faixa Azul), Josevaldo (95 kg – Faixa Roxa), Peixoto (70 a 85 kg – Faixa Branca), Gabriel (82 kg – Faixa Azul), Orlandino (98 kg – Faixa Branca), Romeu (95 kg – Faixa Preta) e Bueno (130 kg – Faixa Preta).

“Gostaríamos de agradecer ao prefeito de Taboão da Serra, à vice-prefeita, ao secretário de Governo Paulo Silas, ao secretário de Segurança Pública Luis Peniche, ao comandante da GCM Almir, ao subcomandante Almeida e ao coordenador da GCM Estevam pelo total apoio a este projeto, que está aberto a todos da nossa gloriosa corporação”, finalizou o sensei Fernando Lelis.