Com a apresentação da centenária Corporação Musical Imaculada Conceição, regida pelo Maestro Elias Evangelista da Silva, que executou músicas do cancioneiro brasileiro, e os Hinos de Itapecerica da Serra e o Nacional, foi reaberto, após restauração, o Museu Histórico e da Memória, localizado na Praça Professor Porcino Rodrigues, 69, centro.
Comemorando o aniversário de 146 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, a reabertura contou com a exposição de obras da artista plástica Isis Rigoh, que retratou a história da cidade em seus quadros.
Isis Rigoh é itapecericana, professora, jornalista, conselheira da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, pesquisadora e diretora-fundadora do Instituto BR-Atualidades. No currículo de Isis Rigoh, entre outras honrarias, destacam-se as medalhas de ouro recebidas em exposições oficiais de artes plásticas em Portugal, Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Argentina e Uruguai.
Na região, Isis Rigoh é autora da série “Retratos da Cidade”, com mais de 100 obras (óleo sobre tela) que retratam personalidades e pontos históricos de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu das Artes e Embu-Guaçu.
A secretária de Cultura, Luciana Castro afirmou: “É um grande prazer caminhar junto com essa gestão, porque o prefeito Nakano valoriza a cultura e a história. Vamos reconstruir todo o museu. O que será entregue hoje é um espaço físico e também a esperança de que a história de nossa cidade seja respeitada”, declarou. A secretária também homenageou no dia 8 de maio, Dia do Artista Plástico, todos os artistas itapecericanos.
Por sua vez, o prefeito Dr. Francisco Nakano relembrando o passado declarou: “Hoje, olhando para o museu, posso dizer o quanto de história tem isso. Todos nós temos história aqui na cidade. Respeitar e resgatar aquilo que temos de cultura é muito importante. Uma cidade que não tem história, não tem nada. Parabenizo o maestro Elias, que fez história na nossa cidade, não só com a banda (CMIC), ele foi exemplo da cultura itapecericana. Parabéns Itapecerica da Serra. 146 anos. Parabéns a todos”, concluiu o prefeito.
Também prestigiaram o evento: vice-prefeito Rafael de Oliveira; vereadores Cepacol (presidente da Câmara), Fabio Santana e Cícero Melo; chefe de Gabinete, Alan Ferreira; secretários: Caio Riscala (Esporte e Lazer); Tiemi Nakano (Desenvolvimento Social); Capitão Edson Carvalho (Habitação); Gerson Lazarin (Turismo); Dr. Ibiapaba Martins Júnior (Assuntos Jurídicos); Márcio Carvalho (Educação); e Regina Santos (Serviços Urbanos).
O Museu Histórico e da Memória de Itapecerica da Serra está instalado na antiga Santa Casa de Misericórdia da cidade. O prédio foi construído em 1921, sendo uma das construções históricas mais importantes e preservadas do município.
O Museu funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 17 horas.