Em outubro, mês em que o artista Olavo José Ferraz de Arruda Campos (1934-2020), conhecido como Olavo Camps, completaria 91 anos, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu recebe, em sua homenagem, a exposição “Alegria e Amor pela Vida”. Com curadoria de Genny Abdelmalack e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a abertura acontece no dia 3/10, às 18h30, com visitação até 2/11.
A mostra apresentará pinturas do artista no estilo naïf, que retratam o Brasil com motivos religiosos, fauna, flora, folclore, festas, lendas, frutas e animais. Todos os trabalhos foram realizados em madeira reciclável.
“Faça do seu quintal uma horta que o mundo será um jardim”, Olavo Camps
Nascido na cidade de Tietê, no interior paulista, em 26 de outubro de 1934, Olavo Camps construiu sua obra em Embu das Artes, onde chegou na década de 70, mas aos 7 anos já se interessava pela arte. Um primo seu que era pintor deu a ele telas, tintas e algumas dicas. Quando o material acabava, Olavo pegava os panos de prato da sua mãe, anil e flores para pintar.
Formado em Contabilidade e ex-bancário, era um artista muito versátil. Além do estilo naïf, fazia cerâmica, tapeçaria, bordados e cantava em coral. Foi presença marcante em importantes eventos culturais, como bienais, salões de artes plásticas e inúmeras exposições. Expunha suas obras todos os finais de semana na Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes e, assim como desejava, conseguiu levar a beleza do Brasil para mais de 30 países.
Serviço
Exposição “Alegria e Amor pela Vida” – Homenagem a Olavo Camps
Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes
Abertura dia 3/10 às 18h30
Visitação até o dia 2/11, de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
