Uma palestra com destaque sobre a importância do Programa Município Verde Azul foi apresentada no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 28 de junho.
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Léo Novais, explicou que a participação dos servidores das secretarias no evento colabora para que as metas do PMVA sejam atingidas. “Dar uma atenção especial ao Programa Verde Azul é fundamental, pois as ações do Programa são voltadas para o desenvolvimento do município”, informou.
De acordo com o prefeito Dr. Francisco Nakano, os trabalhos realizados pelas secretarias contam com total empenho para cumprir os objetivos do PMVA. “É com satisfação que acompanho os projetos da Prefeitura. Estabelecer ações que garantem a sustentabilidade ambiental faz parte da nossa administração”, concluiu.
Em seguida, André Simas, coordenador do Programa Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, explicou que aprimorar o Programa colabora para atender à realidade das cidades. “O PMVA contempla ações dinâmicas e tem o propósito de que o município seja o indutor de política pública que valoriza a proteção ambiental”, falou.
Estiveram presentes também: o vice-prefeito, Rafael Oliveira; chefe de Gabinete, Alan Ferreira; secretários municipais: Capitão Edson Carvalho (Habitação); Tiemi Nakano (Desenvolvimento Social); Adriano Lameda (Defesa Civil); Carlos Tinoco (Obras); Kátia Marques, chefe de Divisão da Coleta Seletiva; Fátima Yoná, diretora de Meio Ambiente; Diretoria Estadual de Ensino, Aline Monteiro Soares, e servidores de várias secretarias municipais.
O Programa Município Verde Azul (PMVA) foi criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Suas Diretrizes Ambientais abrangem temas essenciais de governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade. Apóia o desenvolvimento da agenda ambiental local e estabelece parcerias com os municípios. Itapecerica da Serra participa do PMVA desde 2009.