Evento aconteceu no Cemur e contou com a presença de diretores, coordenadores, professores e estagiários de pedagogia e psicologia
Por Giovanna Lopes, sob supervisão de Vera Sampaio e Renata Gomes
O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Educação (SEDUC), realizou o 1º Simpósio Currículo em Ação, com foco na Educação Especial. O evento aconteceu na sexta-feira, 05/05, no Cemur, e contou com a presença de diretores, coordenadores, professores, estagiários de pedagogia e psicologia, além de profissionais de outros municípios e da rede municipal e privada, que participaram de palestras e atividades. O encontro teve o intuito de trazer as Narrativas das Práticas Inclusivas na Educação Especial.
“Para a cidade é de extrema importância proporcionar eventos que promovam a inclusão e formação profissional. A SEDUC acolhe a todos muito bem, além de fazer ações voltadas para a educação especial. O nosso governo é o da reconstrução, sempre vamos olhar para as pessoas e devolver a dignidade que o povo merece”, disse o Prefeito Aprígio.
A secretária de Educação (SEDUC) Dirce Takano, comentou sobre o evento. “Nós temos aqui no município aproximadamente 600 crianças com deficiência, e concomitante, temos os profissionais. São 40 salas de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) e praticamente quase 100 professores estão envolvidos nesse processo. Os professores de Educação Especial precisam também de formações continuadas, e isso também faz parte do nosso governo, pensar na formação dos profissionais que trabalham com os estudantes”, disse.
O evento contou com uma palestra da Roseli Behaker, que é deficiente visual e sobre as experiências e como a falta da visão não a atrapalhou na hora de aprender e fazer o que gostava. Além disso, Roseli tocou violão e cantou a música “Dias Melhores”, do Jota Quest, para todos que estavam presentes.
“É um trabalho efetivo e afetivo que não vem de hoje, vem da educação de todos os professores do Atendimento Educacional Especializado, e de toda Secretaria de Educação que tem esse empenho em trabalhar pela inclusão no nosso município e mostrar para as pessoas e para a cidade o quanto é importante”, afirmou a diretora do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), Rosana Behaker Garcia.