Itapecerica da Serra, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, estabeleceu nesta quinta-feira (13) uma parceria com o Governo Estadual para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos.
O foco do Programa de Regionalização da Saúde é na diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.
O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano e a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Patrícia Nicastro, estiveram no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista) no lançamento do programa feito pelo governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Saúde, Eleuses Paiva.
“O objetivo é criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação que se adequem às necessidades de nossa região. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população”, disse Dr. Nakano.
Nesse processo, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços. Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde conta com 17 DRSs distribuídos em todo o território paulista, responsáveis por centralizar, organizar e viabilizar o acesso à saúde pública. A medida prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da Central Regional de Regulação, que deverá ser gerenciada de modo compartilhado entre o Estado e os municípios integrantes das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS).
“Precisamos tornar realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde para proporcionar o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade”, falou a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Patrícia Nicastro.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan – Americana da Saúde, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre si, visando criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais permanentes entre seus quadros funcionais de forma a assegurar a cooperação.