A falta de abastecimento de água em Itapecerica da Serra desde a semana passada, por conta de problemas em uma adutora localizada no município de Embu das Artes, causou enormes transtornos para a população. Diante do não cumprimento do prazo para o restabelecimento pela Sabesp, responsável pelo serviço, a Prefeitura entrou com dois processos judiciais contra a empresa, que devem render multa diária de R$ 950 mil até a completa normalização do sistema.
A informação foi detalhada pelo prefeito Dr. Ramon Corsini durante coletiva de imprensa concedida ontem a tarde, 29 de julho, convocada para apresentar um panorama da crise hídrica que a cidade passa. O vice-prefeito Allan Dias, o secretário de Obras e Serviços Fernando Andrade e o secretário geral de Gabinete Fior Ferreira também participaram da entrevista.
Ramon explicou aos jornalistas todas as medidas emergenciais adotadas em meio ao problema. Assim que tomou conhecimento do rompimento da adutora, na quarta-feira (23), a Prefeitura montou um comitê de crise e foi até o local verificar de perto a situação. No dia seguinte, caminhões-pipa já passaram a percorrer os bairros atendendo a população, e o Procon Municipal entrou com uma notificação à Sabesp.
A empresa apresentou o prazo de sexta-feira (25) para restabelecer o sistema. Porém, um novo rompimento foi identificado próximo ao local do primeiro e demonstrou que a crise seria mais complexa. Segundo Dr. Ramon, de imediato foram intensificados os atendimentos ao povo. A Administração assumiu o gerenciamento do abastecimento, contratou mais caminhões-pipa, articulou apoio junto às cidades próximas e colocou três carretas em pontos estratégicos com fornecimento ininterrupto de água.
No sábado (26) pela manhã, a Prefeitura já entrou com as ações judiciais pelo não cumprimento do prazo de restabelecimento de água para os munícipes. Com um novo problema no domingo, até hoje (30) as regiões mais altas de Itapecerica da Serra não tiveram a situação normalizada, e a população só teve a calamidade minimizada com o reforço das ações da Administração Municipal. “Vamos tirar os caminhões da rua apenas quando tiver o completo restabelecimento do abastecimento por toda a cidade”, garantiu o prefeito.
Na coletiva, o vice Allan Dias citou o apoio dos municípios de Juquitiba, Vargem Grande Paulista, São Lourenço da Serra, São Paulo e Taboão da Serra, enquanto Ramon destacou a atuação dos vereadores e suas equipes pela ajuda na organização dos caminhões nos bairros.
Por fim, o prefeito falou sobre a construção de uma segunda adutora para fornecimento da cidade. A obra, que deve ficar pronta entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2026, trará uma alternativa para evitar que novos desabastecimentos ocorram diante de um problema semelhante ao atual.
A coletiva de imprensa contou com a presença da TV Globo e dos veículos de comunicação regionais Gazeta de São Paulo, Correio de Itapecerica, O Itapecericano, Um Novo Jornal, SP Repórter e Click Regional.




























