Um projeto de lei aprovado pelos vereadores de Taboão da Serra na última sessão, dia 5, autoriza a Prefeitura Municipal a “implantar, manter e operar o sistema de estacionamento rotativo não pago, de curta duração na Avenida Governador André Franco Motoro”. Essa via fica em frente ao Shopping Taboão. O projeto é de autoria do vereador Carlinhos do Leme.
A proposta surgiu após o centro de compras diminuir de 15 para 10 minutos o período de carência para estacionar sem pagar os R$ 14, que vale pelo período de 4h. Com isso, muitos motoristas – incluindo aqueles que trabalham com transporte via aplicativo – passaram a reclamar.
“A gente não pode obrigar o shopping a dar uma tolerância de cinco, dez ou quinze minutos. Mas que o Shopping Taboão fracione a cobrança. Uma pessoa que fica 11 minutos paga R$ 14. A que fica quatro horas, também paga o mesmo valor. Esse projeto vai permitir que os motoristas – com o pisca alerta ligado – estacionem em frente ao shopping por até 1h. Assim elas conseguem entrar para trocar uma roupa, pagar uma conta. Isso é respeitar os nossos munícipes”, afirma Carlinhos do Leme.
O sistema de estacionamento rotativo gratuito já está em vigor no município em várias ruas e avenidas. Caso seja sancionada pelo prefeito Aprígio, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana deve providenciar a marcação das vagas, incluindo para idosos e pessoas com deficiência. Além de placas de trânsito, informando que o local tem estacionamento rotativo.
Foto: Leandro Barreira / CMTS