O auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura de Itapecerica da Serra recebeu na manhã de hoje, 8 de agosto, uma reunião do Conselho Municipal da Mulher, em homenagem aos 19 anos da Lei Maria da Penha.
O evento, que também celebrou o Agosto Lilás – mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, reforçou o compromisso do município com a promoção da valorização da mulher, seus direitos e o combate à violência.
Autoridades municipais, representantes da sociedade civil, profissionais da área e convidados discutiram direitos das representes do sexo feminino, prevenção à violência, proteção legal e canais oficiais de denúncia. O encontro contou com palestras de Ângela Maluf e Débora Teodoro, além da participação dos vereadores Gustavo Mariani e Irmã Rose.
A secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Anali Corsini, que mandou uma mensagem em apoio à causa, foi representada por Ana Paula Arrila, do Departamento de Proteção Social Básica. “A luta pelos direitos das mulheres não pode ser lembrada apenas em um dia no calendário, mas precisa ser uma causa permanente”, destacou Arrila.
Estabelecimentos do município receberam certificados do Conselho como ‘amigo da mulher’, são eles: Itapecerica Shopping, Anhembi Morumbi, Graduação Cursos e Treinamentos, Unicesumar e Padaria da Serra. A Viação Miracatiba destacou a parceria com a identificação em todos os ônibus do município com o QR CODE da Cartilha do Conselho da Mulher e canais de denúncia.
Durante o encontro, o Conselho da Mulher apresentou os serviços que o município oferece para atendimento como: CREAS, Conselho da Mulher, Guardiã Maria da Penha, Auxílio Aluguel Emergencial para Mulheres, entre outros. Também foi apresentado detalhes da legislação da área: Lei Municipal nº 2.327/2013 – Conselho Municipal da Mulher; Lei Municipal nº 3.186/2025 – Agosto Lilás; Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha; e Lei Municipal nº 3.156/2025 – Mulher Segura.
Por fim, houve lançamento da web série Relatos de Maria, do cineasta Rogério Engenhardt, e apresentação com brindes das participantes do grupo 60 + .
.









































































































































