O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, recebeu em seu gabinete representantes da Guarda Civil Municipal nesta última sexta-feira, 27 de janeiro. O encontro marcou a promoção dos GCMs de 3º Classe, que obtiveram a conquista graças à Lei Municipal Complementar nº 70, aprovada em 12 de dezembro de 2022.
“Os guardas são merecedores deste reconhecimento. Acompanho de perto o trabalho desta corporação tão importante dentro da sociedade e estamos trabalhando para proporcionar melhores condições, não só salariais mas também de estrutura”, disse o prefeito Dr. Nakano.
Ao todo, 33 GCMs serão elevados em um sistema que agora é automático e leva em conta o tempo de carreira do servidor. Antes da nova lei o processo era moroso e causava muitas vezes a judicialização do tema, acarretando inclusive em custos para a Administração.
“Agradecemos o prefeito pelo apoio que tem nos dado na área de segurança da cidade. A regulamentação da lei foi algo importante, como também tem sido relevante a aquisição de novas viaturas, armamentos e essa proximidade da Guarda com o Executivo”, contou o secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Dr. Luiz Gustavo Lacerda Mariani.
Com mais autonomia e apoio a GCM tem evoluído; segundo o Comandante Gilmar, a corporação já se tornou referência na região, principalmente diante das últimas conquistas. “Participo de reuniões com GCMs de várias cidades e hoje somos espelho de uma boa gestão”, contou.
Em 2023 a Guarda Civil Municipal receberá novos uniformes, viaturas e terá seu efetivo ampliado através de concurso público. A Prefeitura planeja ainda uma nova base e já está implantando o Centro Operacional Integrado para otimizar o atendimento de ocorrências. O monitoramento inteligente também terá avanços importantes.
“O objetivo é um só, servir melhor a população. Não é tão rápido como gostaríamos, mas o intuito é valorizar o funcionalismo público em todas as categorias”, finalizou o prefeito, Dr. Nakano.
Participaram ainda da reunião o vice-prefeito, Rafael de Oliveira, o assessor de Segurança, Neves e integrantes da GCM.