Por Engenheiro Agrônomo Carlos Roberto Guilhermino Campos
Rotas Rurais tem como objetivo colocar a zona rural paulista no mapa. Para isso, o Rotas Rurais gera um Endereçamento Rural Digital (ERD) para cada propriedade e estabelecimento rural paulista. O ERD funciona como um CEP rural personalizado, também chamado de Plus Code do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural. Além disso, mostra como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização.
O Rotas Rurais é um programa do governo do estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e executado pelo Instituto de Economia Agrícola, instituição de pesquisa científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
A nossa cidade de Itapecerica da Serra está recebendo um mapa e uma base de dados com todos os ERDs de sua área rural. Essa informação pode ser utilizada para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional. A base de dados é compatível com serviços de navegação digital, e pode, entre outras coisas, beneficiar:
· Mobilidade: chegar aos locais com mais facilidade;
· Logística: compra e venda de produtos e insumos com economia de tempo e recursos;
· Circuitos curtos de comercialização: maior interação entre produtores e compradores a partir do conhecimento da localização das produções agropecuárias no município;
· Compreensão do território: elaboração e implementação de políticas públicas assertivas a partir do melhor conhecimento geográfico da área rural do município;
· Serviços públicos: maior racionalidade e eficiência nos deslocamentos na prestação de serviços de extensão rural, saúde, segurança, assistência social, entre outros.
O município de Itapecerica da Serra localiza-se no CATI Regional Santos. Em termos geográficos situa-se aproximadamente na faixa Lés – sudeste (ESE) do Estado de São Paulo.
Engº Carlos Roberto Guilhermino Campos
Engenheiro Agrônomo
CREA 0400366390
Lembrete: Para serviços técnicos, contrate sempre um profissional habilitado e exija a emissão da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.