A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra proporcionou uma capacitação com foco na atuação do enfermeiro na inserção do DIU – Dispositivo Intrauterino.
Cerca de 20 profissionais da enfermagem da Rede de Atenção Básica passaram pela formação que visa facilitar o acesso ao método contraceptivo. A ação aconteceu no recém-inaugurado Centro de Referência à Saúde da Mulher.
“Após a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que estabelece a inserção, revisão e retirada do DIU como competência do enfermeiro, estamos ampliando o treinamento da equipe”, contou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da AS-IS, Flávia Barros.
O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não-hormonal altamente efetivo ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu uso tem o intuito de diminuir os índices de gestações não planejadas e reforçar as ações de sexualidade responsável e planejamento familiar por parte dos brasileiros.
O curso foi ministrado pela Dra. Adriana Caroci Becker (docente da Universidade de São Paulo – USP Leste), através do sistema da Caroci Academy (feito por intercâmbio em troca do local de estágio).
“A capacitação abrange conceitos teóricos e práticos de acordo com os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. O exame físico realizado pelo enfermeiro é soberano e, junto a manifestação do desejo por parte da mulher, são os únicos pré-requisitos para a inserção do DIU”, contou a Dra. Adriana.
Segundo a Autarquia de Saúde, após a resolução do Cofen, foram realizadas mais de mil inserções do DIU por enfermeiros sem quaisquer complicações na rede municipal.
“Se anteriormente a mulher precisava de uma série de exames e passava pela unidade de saúde até cinco vezes, antes de ter acesso ao DIU, hoje ela já na primeira ida à unidade consegue realizar o procedimento com a enfermeira”, conta Flávia Barros.
Acesso ao DIU
A inserção do Dispositivo Intrauterino – DIU é ofertada gratuitamente na Atenção Primária do SUS (Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família), basta procurar a unidade mais próxima.
Em Itapecerica da Serra a população feminina conta também com o Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRSM), localizado na rua Felipe Calieira, 158, centro da cidade. O contato prévio pode ser feito pelo WhatsApp no número (11) 9.5854-1455.