Encontro gratuito acontece no Parque das Hortênsias, a partir das 12h e além da feijoada, terá apresentações culturais, de dança, música, exposição, feira afro e Espaço Kids

Por Giulia Castro, sob supervisão de Vera Sampaio

Taboão da Serra recebe a 11ª edição do Projeto Cultural Feijoada do Ogum e será neste sábado, 30/04, a partir das 12h, no Parque das Hortênsias, localizado na Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e Coordenadoria Especial da Promoção de Igualdade Racial. A entrada é gratuita e quem puder poderá contribuir com 1kg de alimento não-perecível.

A famosa feijoada será vendida das 12h30 até às 15h30, ou enquanto durar as refeições, em porção individual no valor de R$ 7,00. 

Desde de 2011, a Feijoada do Ogum acontece na cidade, sempre com muito sucesso. Nesta edição, terá apresentações de grandes nomes, como: Dandara, Pelezinho, Jonatas Petróleo, Claudio Febem, Rene, DJ Zan e Performance Cia Ventos. Além de feira afro com mais de 80 expositores de arte, gastronomia, danças e até Espaço Kids para os pequenos. 

O Projeto Cultural Feijoada do Ogum tem o objetivo de combater o racismo e a intolerância religiosa, através de ações para informar e conscientizar a população sobre racismo estrutural presente na sociedade diante a falta de informações e acesso à cultura. Além do Coletivo Feijoada de Ogun, outros coletivos se organizam para que o evento aconteça, como a Taboafro, Becos e Vielas e Família R3, além dos apoiadores Pilão de Ouro, Onirá Calçados, Dr. José Pelintra e Velas Invicta. 

Criado  em 2018, a TaboAfro é um importante coletivo da cidade. O idealizador dos projetos, Clayton Luiz, explicou sobre a importância da Feijoada do Ogum. “Tem uma importância muito grande para a cidade, tem a diversidade cultural e pontualidade, algo que quando falado sobre cultura, não podemos deixar específico é uma coisa realizada todos os anos, e nosso calendário afro mostra isso, é como se fosse uma manutenção cultural que realizamos. Estamos lutando contra a intolerância religiosa em parceria com a CEPIR de Taboão da Serra e o SOS Racismo da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) trazendo informação e formulando ideias, de resgate, de existência e persistência, para seguirmos construindo um país diverso”, explicou Clayton. 

Clayton Luiz, contou as novidades para essa edição do evento. “Além das atrações, estamos trazendo mais de 80 expositores de vários setores, além de artistas plásticos, será uma variedade de empreendedores negros, um marco importante na cidade que conseguimos dar visibilidade para esses empreendedores, e a oportunidade de mostrar a sua marca e valorizar o empreendedor, seja ele negro ou branco, sem qualquer distinção. Temos uma política de fortalecer o empreendedorismo, e sendo voltado aos povos de matrizes africanas, a satisfação é maior ainda”, explicou.

Além disso, as crianças terão um espaço destinado a elas, será um local de aprendizado e divertimento. “O Espaço Kids, contará a história de orixás, terá pinturas, oficinas, e até brincadeiras tradicionais. Entendemos que esse resgate cultural é necessário para manter o nosso projeto sempre vivo. É muito importante que as crianças aprendam as histórias dos povos de matrizes africanas, entendemos que quando ensinamos as crianças estamos reforçando a nossa histórias a eles”, comentou Clayton Luiz. 

O secretário de Cultura e Turismo, Binho, comentou sobre a cidade realizar mais uma edição do evento na cidade. “Será mais um evento incrível. Essa é uma das atividades que demonstram a importância dos povos de matrizes africanas e valorização da cultura em nossa cidade”. O secretário finaliza convidando os taboanenses a participarem do evento. “Venham todos participar, se divertir e prestigiar esse momento tão importante para nosso povo”, concluiu.

Já o secretário adjunto de Cultura, Pai Joel de Xangô, explicou sobre a importância do evento para os povos de raízes de matrizes africanas. “A Feijoada é reconhecida como um dos muitos pratos tipicamente afrobrasileiro, com isto, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Sociedade Civil, através dos coletivos e apoiadores, vem selar sua cooperação, mais uma vez, aos povos tradicionais e em exclusividade os povos de terreiro”, afirmou.

Vale ressaltar que os alimentos não-perecíveis que forem arrecadados serão repassados para os coletivos Becos e Vielas e Família R3, que doarão para famílias em situação de vulnerabilidade social de Taboão da Serra.

Serviço:

11ª Edição do Projeto Cultural Feijoada do Ogum

Quando? 30 de Abril 2022

Horário: A partir das 12h

Local : Parque das Hortênsias – Praça Miguel Ortega, 500 – Parque Assunção – Taboão Da Serra

*Entrada Gratuita. Quem puder, poderá doar 1 kg de alimento não-perecível.
LEGENDA – Feijoada do Ogum acontece nesta sábado, 30/04, a partir das 12h, no Parque das Hortênsias. (CRÉDITO: ARTE:DIVULGAÇÃO | FOTO: SECOM/PMTS)