A inclusão digital facilita a vida, ajuda na comunicação entre familiares
e proporciona mais autonomia no dia a dia

Cada vez mais a sociedade vem derrubando barreiras e dando autonomia para as pessoas. Assim, pessoas com deficiência vem mostrando que ainda podem ter a sua independência, da mesma forma que idosos demonstram que a idade é só um detalhe. Cursos de inclusão digital são ainda mais necessários para dar a eles essa liberdade, ainda mais em um mundo dominado pela tecnologia.

O UNASP está com inscrições abertas, até o dia 15 de março, para o curso de inclusão digital para idosos e pessoas com deficiência. De acordo com o professor Marnes Simão Cassule, que está à frente do projeto, a iniciativa ocorre há mais de 15 anos, no próprio campus do Centro Universitário. Já foram mais de 100 alunos nesse período. “O fundador foi o Professor Dr. Sussumu Wataya, que tinha o desejo de colocar o pessoal da terceira idade e os deficientes visuais a par da evolução tecnológica da atualidade”, explica.

A ideia surgiu quando Wataya foi questionado a respeito de aceitar ou não um aluno com deficiência visual para o curso de Processamento de Dados. Na época, o campus ainda não tinha a estrutura adequada, de modo que o aluno não iniciou o curso. No entanto, o professor usou aquela situação de motivação para inclusão digital. Assim, ele constatou que a tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto para os idosos quanto para pessoas com deficiência, fazendo com que levem uma vida normal.

Um dos maiores motivos pelos quais costumam procurar o curso é pela socialização. Os alunos têm netos com quem querem conversar, mas moram em cidades diferentes. Por serem das novas gerações, os netos usam bastante várias telas e as redes sociais. “Ensinando a eles o uso dessas redes, poderão se comunicar com seus entes queridos. Isso fará com que eles se sintam mais próximos, através da interação que a tecnologia promove”, conta o professor. Além disso, o mundo digital permite a informação e adaptação de situações do mundo contemporâneo.

“Se pudesse, queria ter aula todos os dias, pois agora é a minha vez de aprende a usar o computador. Lá em casa, meus filhos e netos, cada um tem o seu computador e usam enquanto eu só limpo passando pano no computador, pois não sei usar. Agora, com esse projeto espero também ter meu próprio notebook e fazer tudo que eles fazem. Por exemplo: mandar e-mail, escrever textos, poesias e etc.”, afirmou Lourdes Silva aluna do projeto.

As aulas iniciam no próximo dia 16 de março, quinta-feira. Para se inscrever, os interessados devem se direcionar ao Núcleo de Informática do UNASP, localizado no endereço: UNASP SP – Estr. de Itapecerica, 5859 – Capão Redondo. Para se inscrever, é necessário levar uma declaração de endereço e a cópia do RG.

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 107 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.