O projeto oferece programas nas áreas de informática, gestão financeira e reciclagem de computadores

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus São Paulo, realiza Projeto de Inclusão Digital para a cegos e idosos, oferecendo aulas de informática para pessoas com deficiência visual, informática para pessoas da terceira idade, reciclagem de computadores e educação de gestão financeira. O projeto iniciará as inscrições dia 29 de março. 

O objetivo do projeto é incluir deficientes visuais e pessoas da terceira idade nas facilidades digitais. Foi com este propósito que o professor Roberto Sussumu Wataya iniciou o projeto no Unasp. “Percebi ser necessário fazer algo nesse sentido a fim de proporcionar uma nova oportunidade de estudo e tornar a tecnologia acessível para as pessoas. Assim, em 2001 elaborei o Projeto de Inclusão Digital para pessoas da terceira idade e com deficiência visual”, explica.

O projeto já acontece há 21 anos e tem sido uma ponte para a integração de muitas pessoas na sociedade. Odair Líbano, aposentado, hoje com 63 anos, foi aluno do projeto em 2014 e conta que as aulas o incentivaram a terminar os estudos. “Eu entrei aqui sem saber mexer no computador e no celular, sempre pedia ajuda dos meus filhos e netos. Hoje consigo ir ao banco, ver o extrato e sacar meu dinheiro, usar vários aplicativos no celular e no computador. O projeto também me incentivou a voltar para 3ª série e terminar meus estudos. Agora o meu próximo passo é estudar inglês.”

A massoterapeuta Ireci Oliveira, possui deficiência visual e participou do projeto em 2019. “O projeto me ajudou muito a conquistar minha independência. Hoje, eu realizo e atendo ligações sozinha, envio mensagens digitadas, não apenas áudio e aprendi a usar o aplicativo de GPS para me sentir mais segura onde estiver”, relata.

As aulas são ministradas pelos alunos dos cursos Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a supervisão do professor Roberto.

São quatro cursos dentro do projeto, são eles: 

Projeto de informática para pessoas com deficiência visual

O objetivo desse projeto é ensinar os alunos a dominarem as tecnologias para ter acesso à informação e possibilitar novas formas de comunicação com o mundo através do smartphone.

Projeto de informática para pessoas da terceira idade 

Com o intuito de incluir pessoas da terceira idade nas facilidades da vida moderna, este projeto tem como objetivo ensiná-los a usar o smartphone para realizar pagamentos e transferências via PIX. Outra iniciativa interativa deste projeto é facilitar a interação desse público com filhos e netos (gerações Millennials e Z) por meio das tecnologias.

Projeto lixo eletrônico ou reciclagem de computadores 

Este projeto incentiva jovens a cultivarem um ambiente sustentável e saudável, além de conscientizá-los a descartarem o lixo eletrônico no local correto para preservação da natureza.

Projeto e gestão financeira na palma da mão

Dinheiro é uma ferramenta de poder e é necessário aprendermos a nos relacionar com ele. Por isso, este projeto ensina o aluno a valorizar e utilizar o dinheiro da maneira correta. Evitando dívidas e oferecendo boa qualidade de vida para toda família. 

Para participar do projeto basta trazer a cópia do CPF e comprovante de residência no dia 29 de março às 16h no laboratório de informática do Ensino Superior, salas 6 e 7. As aulas acontecerão todas terças e quintas-feiras, das 16h às 17h45m.