Com o tema: “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia”, a Autarquia de Saúde realizou a sua XII Conferência Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, neste dia 3 de março, no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura.
A Conferência tem como objetivo discutir os diversos aspectos relacionados ao Sistema Único de Saúde, bem como, avaliar a situação do município nessa área. Além de propor as diretrizes para a formulação e aprimoramento de uma Política de Saúde, visando o amplo atendimento da população.
“É muito bom estar aqui junto com vocês. Esta Conferência é muito importante para trazer mais qualidade para a nossa Saúde. Debater as propostas de melhorias do SUS e garantir os avanços das questões de saúde no município só vai acontecer com a participação de todos”, declarou a superintendente de Saúde, Dra. Patrícia Nicastro.
Já o prefeito, Dr. Francisco Nakano, esteve na abertura do evento e agradeceu a todos pela participação. “Hoje é um momento histórico para a nossa cidade. Nós vimos o SUS nascer e acompanhamos a sua evolução no dia a dia. Esta Conferência servirá para aprimorar ainda mais o SUS, que é o melhor sistema de saúde do mundo. Um sistema tão grande sempre tem problemas, mas que deve ser aprimorado, por isso estamos aqui para debater e conquistar uma saúde de qualidade para todos”, falou o prefeito.
O público assistiu a uma excelente palestra ministrada pelo Dr. Milton Parron, que destacou: “Amanhã vai ser outro dia”. O médico falou sobre a importância do SUS e contextualizou a história da Saúde no Brasil no passado, no presente e deixou uma sugestão para ser discutida durante o encontro, visando à melhoria da saúde em todos os tempos.
Nas etapas municipais são elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde. As conferências estaduais serão realizadas entre abril e maio deste ano.
Participaram da Conferência ainda, a presidente do Conselho de Saúde, Karina Passos; diretores de Saúde; conselheiros; o vereador Cícero Melo; além funcionários municipais.